sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Tutorial de atualização do AZBOX F1 / AZ-América F-30

Obs.: o F1 / F-30 não possuem porta USB, então será necessário fazer o procedimento com o cabo RS232.

1- Alguns F1 / F-30 usam o programa MCBS Loader, outros o "Loader F2" e outros usam o "AzLoader". Você descobrirá qual loader utilizar ao tentar fazer a atualização, pois ao usar o loader errado aparecerá a mensagem "Target conection Fail" já no início ou "Fail to update image file" no término da transferência. Ainda vale lembrar que o arquivo ".img" fica corrompido ao ser carregado no loader errado, causando assim erro/falha ao usar no loader correto. Então se der "fail" na primeira tentativa, baixe novamente o arquivo ".img" e use-o no loader certo.

MCBS LOADER

AZLOADER

Loader F2

2- Faça o download do último firmware disponível para os aparelhos nestes links:

F1 (mesmo arquivo do F30): 28/08/2011

F-30: 28/08/2011
3- Desligue o aparelho da tomada

4- Conecte o cabo RS232 no PC e no aparelho

5- Abra o loader (tente o AZloader, se não der certo use o Loader F2), selecione a porta "com" disponível em seu computador, carregue no loader o firmware que você baixou do link acima, clique em start.

6- Ligue o aparelho na energia e na chave traseira e aguarde a finalização da transferência até aparecer o aviso "OK". A atualização está concluída.

7- Desligue o aparelho e instale em sua TV.

8- Ligue o aparelho e faça o reset de fábrica: "menu -> system setup -> data reset -> factory seting -> senha 0000 -> ok".

9- Faça o NIT Scan: "menu -> installation -> nit scan". Os dados para a busca por NIT você pode pegar neste post, de acordo com sua cidade:
http://afeletro.blogspot.com/2010/01/relacao-de-nits-conhecidos.html
Clique em START.

10- Após o NIT Scan coloque num canal codificado vai aparecer um aviso "N@gr@II au:on", deixe neste canal por alguns minutos que o aparelho irá liberar os canais codificados.

11- Mude o idioma para português, idioma1 - português, idioma 2 - inglês, legenda ligada e em português.

12- Organize seus canais. Recomendo colocar em ordem alfabética: "menu -> editar canais -> canais de tv -> ordem"

13- Alguns canais terão idioma em Inglês/Espanhol e sem legendas, nesses canais, aperte a tecla áudio (azul) do controle e mude de stereo para mono LL/RR ou vice e versa e tambem mude o idioma alternativo. Será necessário fazer isso uma vez em cada canal que não esteja com áudio e legenda corretos.